As incertezas envolvidas na atividade econômica, tais como, instabilidade e transformações cada vez mais rápidas e abrangentes, vêm exigindo que as empresas busquem estratégias competitivas que garantam seu desempenho e sustentabilidade no mercado. A competição é cada vez mais globalizada e isso, consequentemente, multiplica o número de concorrentes e dificulta a definição de estratégias que gerem vantagens competitivas duradouras.
Novas tecnologias da informação, de processos e materiais estão reinventando produtos, fragmentando mercados e reorganizando o trabalho. Desta forma, é necessário que as empresas busquem práticas organizacionais inovadoras e modelos de gestão que aumentem o nível de competitividade frente ao mercado, enfrentando as forças competitivas que definem o nível de concorrência.
As estratégias para enfrentar as forças do mercado envolvem um conjunto de diversos tipos de competências. Para as pequenas e médias empresas torna-se difícil alcançar um alto patamar de competitividade atuando de forma isolada ou autossuficiente no mercado, pois apresentam desvantagens competitivas relacionadas principalmente à limitação de recursos financeiros, humanos e tecnológicos.
No entanto, apesar das dificuldades que as pequenas e médias empresas encontram, essas apresentam uma característica a seu favor para o desenvolvimento de processos inovadores, que é a flexibilidade. No setor de serviços, em especial, a inovação se dá principalmente por novas práticas de gestão, já na indústria de transformação é comum ligar a inovação com tecnologia.
Nesse sentido, as organizações buscam modelos e processos que a tornem inovadora, possibilitando maiores vantagens competitivas. No caso das pequenas empresas uma das fontes de inovação é a adoção de novos modelos empresariais baseados em cooperação, como as redes de empresa.
Os comentários dos internautas e dos blogs de consultores não representam a opinião do site Brasil+Competitivo; a responsabilidade é do autor de cada mensagem enviada
Startups e empreendedorismo
Como conseguir um mentor para sua startup
Competitividade em rede
Faça o teste para avaliar a satisfação da rede de franquias
Governança corporativa
Liminar contra o Formulário de Referência é desmascarada
Programa de Aceleração do Crescimento para PMEs.
Como abrir o capital de sua empresa no Brasil (IPO)?
(Really Simple Syndication - Acesso Fácil a Notícias) é um formato de distribuição de informações pela Internet, como por exemplo as Notícias e Comunicados da PAC-PME. Ao usar o RSS, você fica sabendo imediatamente quando uma informação do seu interesse é publicada.
Para receber as informações divulgadas pela PAC-PME RI é preciso ter um leitor de RSS. Há vários leitores, gratuitos e não gratuitos, disponíveis na Internet. Indicamos o leitor FeedReader (www.feedreader.com) que é gratuito.
Como adicionar o RSS da PAC-PME?
Basta copiar o endereço abaixo e adicioná-lo em seu leitor.
http://www.mzweb.com.br/pacpme/web/arquivos/rss/pacpme_pti_rss.xml