Educacional » Como melhorar competitividade?

As incertezas envolvidas na atividade econômica, tais como, instabilidade e transformações cada vez mais rápidas e abrangentes, vêm exigindo que as empresas busquem estratégias competitivas que garantam seu desempenho e sustentabilidade no mercado. A competição é cada vez mais globalizada e isso, consequentemente, multiplica o número de concorrentes e dificulta a definição de estratégias que gerem vantagens competitivas duradouras.

Novas tecnologias da informação, de processos e materiais estão reinventando produtos, fragmentando mercados e reorganizando o trabalho. Desta forma, é necessário que as empresas busquem práticas organizacionais inovadoras e modelos de gestão que aumentem o nível de competitividade frente ao mercado, enfrentando as forças competitivas que definem o nível de concorrência.

As estratégias para enfrentar as forças do mercado envolvem um conjunto de diversos tipos de competências. Para as pequenas e médias empresas torna-se difícil alcançar um alto patamar de competitividade atuando de forma isolada ou autossuficiente no mercado, pois apresentam desvantagens competitivas relacionadas principalmente à limitação de recursos financeiros, humanos e tecnológicos.

No entanto, apesar das dificuldades que as pequenas e médias empresas encontram, essas apresentam uma característica a seu favor para o desenvolvimento de processos inovadores, que é a flexibilidade. No setor de serviços, em especial, a inovação se dá principalmente por novas práticas de gestão, já na indústria de transformação é comum ligar a inovação com tecnologia.

Nesse sentido, as organizações buscam modelos e processos que a tornem inovadora, possibilitando maiores vantagens competitivas. No caso das pequenas empresas uma das fontes de inovação é a adoção de novos modelos empresariais baseados em cooperação, como as redes de empresa.

Pesquisas/Cursos Vídeos

Reputação e competitividade corporativa
Carlos Gustavo Caixeta

100 segredos das melhores empresas para trabalhar (parte 1/2)

100 segredos das melhores empresas para trabalhar (parte 2/2)

Competitividade e empreendedorismo (Carlos Hilsdorf)

Gerenciamento de projetos na pequena e média empresa
Rodrigo Giraldelli

Check-up operacional: como diagnosticar e administrar riscos (workshop completo)

Marketing estratégico para alavancar os seus negócios

Empreendedor: do operacional ao estratégico

A formação de alianças estratégicas como forma de obtenção de vantagem competitiva para as empresas de pequeno e médio porte: "o caso das redes de empresas"

Segmentar é oferecer o produto para a pessoa certa?

Como exercitar o pensamento criativo

Gestão de projetos para inovar, criar e desenvolver

Vantagens e desvantagens do "Business Intelligence", como forma de projetar a inteligência nos negócios de pequenas e médias empresas.

Lidando com a pressão da tentativa e erro

Como competir com produtos chineses?

Processos gerenciais - entrevista Waldez Ludwig

Compartilhar

Os comentários dos internautas e dos blogs de consultores não representam a opinião do site Brasil+Competitivo; a responsabilidade é do autor de cada mensagem enviada