Conhece esse cenário? Não tem jeito mesmo, todos os meses o faturamento da empresa fica muito próximo do ponto de equilíbrio, tanto para cima como para baixo dele, e para cumprir os compromissos mensais com os fornecedores é necessário raspar todo o dinheiro do caixa, e ainda assim, algumas faturas são pagas com atraso.
Vem a necessidade de reduzir alguns dos custos fixos. É também necessário o aumento das vendas, uma ação difícil, principalmente em razão da forte pressão dos concorrentes, mas não impossível. Entende-se como fundamental para a competitividade da empresa no mercado, que o gestor não adote a administração da miséria: "de nada adianta cobrir um santo para descobrir o outro."
Infelizmente na tentativa de rapidamente solucionar um problema, sem querer perder tempo em analisar a real causa dele, o empresário corre o risco de cometer um grave erro, que pode acarretar como resultado outras consequências prejudiciais à sobrevivência do negócio.
Portanto, a ação escolhida de redução de custos dos fixos, para melhorar o resultado do negócio, pode deixar alguma atividade sem os recursos necessários para sua adequada realização, como por exemplo, diminuir sumariamente o valor da conta de telefone, que afetaria diretamente o contato com clientes e fornecedores, por mais que pretensão gerencial tenha sido a de eliminar os abusos da sua utilização, que na verdade nunca aconteceram.
Também é comum a medida de demitir um empregado, que supostamente estaria ocioso em determinada época, mas talvez porque era um período sazonal de baixo volume de vendas, e ele faria muita falta quando os clientes voltassem a comprar, mesmo que o substituto seja o dono da empresa, ou um de seus familiares, que não teriam vocação alguma para a função.
Sempre existem outras estratégias empresariais para resolver um mesmo problema, como um planejamento de aumento das vendas, para possibilitar à execução deste plano estratégico a medida usual é a de abaixar os preços de venda, de preferência que sejam inferiores aos dos concorrentes, com a certeza de que os fluxos de clientes e de caixa crescerão. Porém, essa estratégia pode agravar ainda mais os resultados financeiros de médio prazo, caso, o problema da empresa, seja justamente a falta de capital de giro.
Conclusão: as análises financeiras do negócio e as mercadológicas são fundamentais para qualquer tomada de decisão empresarial, sem realizá-las de forma e tempo adequados, o empresário pode colocar a sua empresa em rota de colisão, com os fornecedores, instituições financeiras e com os próprios clientes.
Os comentários dos internautas e dos blogs de consultores não representam a opinião do site Brasil+Competitivo; a responsabilidade é do autor de cada mensagem enviada
Startups e empreendedorismo
Como conseguir um mentor para sua startup
Competitividade em rede
Faça o teste para avaliar a satisfação da rede de franquias
Governança corporativa
Liminar contra o Formulário de Referência é desmascarada
Programa de Aceleração do Crescimento para PMEs.
Como abrir o capital de sua empresa no Brasil (IPO)?
(Really Simple Syndication - Acesso Fácil a Notícias) é um formato de distribuição de informações pela Internet, como por exemplo as Notícias e Comunicados da PAC-PME. Ao usar o RSS, você fica sabendo imediatamente quando uma informação do seu interesse é publicada.
Para receber as informações divulgadas pela PAC-PME RI é preciso ter um leitor de RSS. Há vários leitores, gratuitos e não gratuitos, disponíveis na Internet. Indicamos o leitor FeedReader (www.feedreader.com) que é gratuito.
Como adicionar o RSS da PAC-PME?
Basta copiar o endereço abaixo e adicioná-lo em seu leitor.
http://www.mzweb.com.br/pacpme/web/arquivos/rss/pacpme_pti_rss.xml