Capital de Crescimento » Financiamentos

As fontes de financiamento têm duas origens: recursos próprios e de terceiros. O custo do capital próprio muitas vezes é superior ao de terceiros. A realização dos investimentos não requer poupança prévia, mas sim uma fonte financiadora viável.

As pequenas empresas, principalmente, nem sempre possuem recursos próprios suficientes para implementarem seus projetos de investimento, enquanto o custo de capital próprio das grandes tende a ser alto.

Veja o artigo "Empreendedor vive bom momento para investir em inovação". Abaixo você encontra juros e as condições de linhas de crédito a empreendedores, em alguns dos principais bancos de varejo do país:


Fonte: http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/o-caminho-do-dinheiro-das-pmes

Dentre as fontes, as agências e bancos de desenvolvimento e fomento nacionais são as únicas opções às micro e pequenas empresas. Por outro lado, as médias e grandes empresas, além das nacionais, têm a sua disposição as fontes multilaterais ou internacionais de financiamento (e fomento).

Quanto às instituições financeiras não-monetárias nacionais, destacam-se o BNDES, Finep, BRDE e Desenvolve SP. Estas instituições possuem diversas linhas e instrumentos de financiamento ao investimento, direcionadas para diferentes tipos de empresas e projetos.

Para solicitar ajuda dos consultores do Brasil+Competitivo sobre quais as melhores oportunidades de acesso a capital de crescimento no seu caso específico, favor entrar em contato conosco

Pesquisas/Cursos Vídeos

Cartilha BNDES: apoio às micro, pequenas e médias empresas

Canal FINEP: área de investimento

Canal FINEP: apoio a projetos inovadores

Finep e as pequenas empresas

BNDES: linhas de fomento à inovação

Linhas de financiamento para empresas (Desenvolve SP)

BNDES divulga linha de crédito especial para micro e pequenas empresas

Cartão BNDES

Cartilha BNDES: apoio à inovação

BNDES - linhas de financiamento (parte 1/2)

BNDES - linhas de financiamento (parte 2/2)

Entrevista com Renato Vianna, presidente do BRDE

FINEP: financiamento da ação inovadora

Santander empreendedor

Crédito de longo prazo

Seminário de Crédito 2011

Compartilhar

Os comentários dos internautas e dos blogs de consultores não representam a opinião do site Brasil+Competitivo; a responsabilidade é do autor de cada mensagem enviada