Presença Digital » Por que ter presença digital?

É muito importante ter uma presença digital relevante para pessoas, marcas e causas, sem a menor dúvida! Mas antes de se lançar nos meios digitais você precisa ter objetivos bem claros. Depois de estabelecidos os objetivos aí sim se deve iniciar um planejamento da sua presença digital.

Comece tomando consciência de que mesmo que você ainda não tenha um site, um blog ou canais nas redes sociais, mal ou bem você já está na internet! Então comece por monitorar sua presença atual, o que e onde estão falando da sua marca. Ouvir é essencial! Para monitorar existem inúmeras ferramentas, pagas ou gratuitas, complexas e simples. Nunca monitorou? Então coloque hoje alertas no Google Alerts. Esta ferramenta não tem mistério e é gratuita. Monitore e investigue, pelo menos por um mês, tudo que está acontecendo em relação a sua marca, a seus concorrentes, seu mercado e influenciadores.

Depois desse monitoramento, mapeie as oportunidades. Decida em que canais vale a pena estar presente. O que é necessário para gerir bem esses canais. Quantos você consegue administrar de maneira eficiente. Estime a equipe necessária ou contrate um bom fornecedor. Não entre em canais que você não conhece bem e que não conseguirá administrar. Pior do que não estar, é estar de maneira deficiente.

Alguns dos motivos pelos quais os projetos de mídias sociais falham?

A maioria das empresas não possui uma estratégia clara de mídias sociais. A maioria das empresas desconhece a regra 90-9-1 na internet, que diz: 90% das pessoas são apenas consumidoras de conteúdo (não contribuem), 9% edita ou modifica conteúdo e apenas 1% cria conteúdo.

Dicas: não esqueça que os canais digitais são apenas ferramentas, que as tecnologias são meios, mas que você está falando com pessoas: seus prospects, clientes, demais stakeholders ...

Para saber como melhor divulgar sua empresa ou produto clique aqui.

Pesquisas/Cursos Vídeos

Mídias sociais nas empresas.
O relacionamento online com o mercado
Deloitte, 05/2010

Presença digital é modismo?

O impacto das redes sociais na estratégia das empresas (parte 1/2)

O impacto das redes sociais na estratégia das empresas (parte 2/2)

Planejamento estratégico com foco na presença digital
Felipe Morais

O marketing na era digital

Digital branding: gestão de marcas na Internet

Curso 8Ps do marketing digital

E-Branding
Marcelo Trevisani

Gestão eficaz- marketing digital

Da inovação ao conteúdo: A importância das redes sociais para as empresas

Curso e-commerce: aula de SEO na E-commerce School

Estratégias sociais
Nino Carvalho

Marketing virtual: o poder das novas mídias

Redes sociais, inovação e empreendedorismo na era digital

Como atender bem seu cliente nas redes sociais

Compartilhar

Os comentários dos internautas e dos blogs de consultores não representam a opinião do site Brasil+Competitivo; a responsabilidade é do autor de cada mensagem enviada