É muito importante ter uma presença digital relevante para pessoas, marcas e causas, sem a menor dúvida! Mas antes de se lançar nos meios digitais você precisa ter objetivos bem claros. Depois de estabelecidos os objetivos aí sim se deve iniciar um planejamento da sua presença digital.
Comece tomando consciência de que mesmo que você ainda não tenha um site, um blog ou canais nas redes sociais, mal ou bem você já está na internet! Então comece por monitorar sua presença atual, o que e onde estão falando da sua marca. Ouvir é essencial! Para monitorar existem inúmeras ferramentas, pagas ou gratuitas, complexas e simples. Nunca monitorou? Então coloque hoje alertas no Google Alerts. Esta ferramenta não tem mistério e é gratuita. Monitore e investigue, pelo menos por um mês, tudo que está acontecendo em relação a sua marca, a seus concorrentes, seu mercado e influenciadores.
Depois desse monitoramento, mapeie as oportunidades. Decida em que canais vale a pena estar presente. O que é necessário para gerir bem esses canais. Quantos você consegue administrar de maneira eficiente. Estime a equipe necessária ou contrate um bom fornecedor. Não entre em canais que você não conhece bem e que não conseguirá administrar. Pior do que não estar, é estar de maneira deficiente.
Alguns dos motivos pelos quais os projetos de mídias sociais falham?
A maioria das empresas não possui uma estratégia clara de mídias sociais. A maioria das empresas desconhece a regra 90-9-1 na internet, que diz: 90% das pessoas são apenas consumidoras de conteúdo (não contribuem), 9% edita ou modifica conteúdo e apenas 1% cria conteúdo.
Dicas: não esqueça que os canais digitais são apenas ferramentas, que as tecnologias são meios, mas que você está falando com pessoas: seus prospects, clientes, demais stakeholders ...
Para saber como melhor divulgar sua empresa ou produto clique aqui.
Os comentários dos internautas e dos blogs de consultores não representam a opinião do site Brasil+Competitivo; a responsabilidade é do autor de cada mensagem enviada
Startups e empreendedorismo
Como conseguir um mentor para sua startup
Competitividade em rede
Faça o teste para avaliar a satisfação da rede de franquias
Governança corporativa
Liminar contra o Formulário de Referência é desmascarada
Programa de Aceleração do Crescimento para PMEs.
Como abrir o capital de sua empresa no Brasil (IPO)?
(Really Simple Syndication - Acesso Fácil a Notícias) é um formato de distribuição de informações pela Internet, como por exemplo as Notícias e Comunicados da PAC-PME. Ao usar o RSS, você fica sabendo imediatamente quando uma informação do seu interesse é publicada.
Para receber as informações divulgadas pela PAC-PME RI é preciso ter um leitor de RSS. Há vários leitores, gratuitos e não gratuitos, disponíveis na Internet. Indicamos o leitor FeedReader (www.feedreader.com) que é gratuito.
Como adicionar o RSS da PAC-PME?
Basta copiar o endereço abaixo e adicioná-lo em seu leitor.
http://www.mzweb.com.br/pacpme/web/arquivos/rss/pacpme_pti_rss.xml