Presença Digital » Como divulgar minha empresa?

Nos últimos anos, a Internet tem alcançado números cada vez mais expressivos no Brasil. Porém, muitos empresários ainda têm uma grande pergunta na cabeça: "Mas como divulgar minha empresa na Internet?"

Para Leandro Cosas (consultor de marketing digital), a resposta passa por sete maneiras que integram o chamado marketing digital:

1. Tenha um bom website (veja mais detalhes em "Porque ter um bom website?"

Esse é o primeiro passo de qualquer campanha de marketing digital e é o ponto de partida para divulgar uma empresa na Internet. Sem um site, uma empresa fica sem um endereço digital, como se não existisse na Internet. Porém, um ponto importante a ser destacado é que de nada adianta ter apenas um site bonito, mas que não seja persuasivo ou vendedor. A época em que as empresas tinham um site apenas para dizer que tinham já passou. Agora, praticamente toda a empresa precisa de um bom site, com otimização e pegada de vendas.

2. Redes Sociais

As redes sociais se tornaram mais uma opção para as empresas divulgarem sua marca na Internet com baixo custo e bom retorno sobre o investimento. Ter uma fanpage (página) da empresa no Facebook já está cada vez mais comum no Brasil. Entretanto, diversos empresários ainda não perceberam esse potencial e não querem entrar nas redes sociais, pois acham que será uma mera onda passageira. É claro que existem empresas que realmente não precisam estar lá, mas a maioria pode tirar algum proveito da rede, principalmente para criar relacionamentos duradouros com seus clientes e também angariar novos clientes. Importante lembrar que após a criação você precisa cuidar desses novos canais, senão o efeito pode ser o contrário.

3. Otimização de sites (SEO)

Já ouviu aquela frase .... "a melhor maneira de encontrar o seu consumidor é ser encontrado por ele (Conrado Adolpho)"? Pois bem, essa é uma das melhores maneiras de se fazer negócio hoje em dia, e não vale apenas para a Internet ou para o marketing digital, vale para tudo.

O processo de otimização para sites de busca ou SEO, como é chamado, tem por objetivo divulgar sua empresa na Internet para quem já esteja interessado em algum produto ou serviço que você ofereça. Esse processo faz ajustes no site e tenta obter links para ele, com o objetivo de que o site fique mais bem posicionado nas buscas do Google ou de outros mecanismos de busca. Então, se você vende "bananas caramelizadas" em São Paulo, os processos de otimização farão com que, quando as pessoas buscarem por esse termo no Google, seu site apareça entre os primeiros colocados, aumentando suas chances de obter mais clientes.

4. Tenha um blog

Um blog é uma peça fundamental na criação de um planejamento de marketing digital e na divulgação de uma empresa na Internet. O blog, além de ajudar no relacionamento com seus clientes, ajuda também no processo de otimização para sites de busca, pois com mais páginas, o site se torna mais "importante" para o Google e pode ser encontrado mais facilmente.

O conteúdo de um blog é muito importante para a sua divulgação. Evite colocar apenas propagandas suas. Crie conteúdos relevantes para o seu público e que estejam relacionados com o seu negócio. Por exemplo: se você tem um salão de cabeleireiro, crie textos sobre as tendências de cor de cabelo do próximo ano ou do próximo verão. Nesse mesmo blog tenha espaço para as pessoas interagirem, comentarem, etc.

5. Mídias sociais

As mídias sociais são sites como o Youtube, SlideShare, Vimeo, etc. Dependendo do tipo de negócio, também é uma alternativa interessante estar nessas mídias. Se sua empresa tem qualquer material que possa ser útil para certo número de pessoas e esse material pode ser desenvolvido em forma de vídeo, crie um canal no Youtube e no Vimeo, os dois maiores sites de vídeos do mundo, e comece a inserir esses vídeos lá. Aqui cabe uma colocação muito interessante: se você ainda não sabe, o Youtube é o segundo maior site de buscas do Brasil, atrás apenas do seu "dono", o Google.

O SlideShare foi criado para compartilhar apresentações. Então, se algum conteúdo interessante pode ser gerado em forma de apresentação, crie também uma conta para sua empresa no SlideShare. Assim você terá mais uma forma de divulgar sua empresa na Internet.

6. E-Mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa para divulgar uma empresa na Internet e fazer marketing digital, porém ela precisa ser usada de forma correta. A essência do e-mail marketing é criar relacionamentos com clientes e conseguir novos clientes. Mas não adianta mandar uma promoção de shampoo para uma pessoa que seja careca, pois não será interessante para ela. Ao criar suas campanhas de e-mail marketing, utilize o bom senso em primeiro lugar e tente entregar conteúdo, produto ou serviço que seja de fato importante para a pessoa. Outro fator importante é a questão da permissão: você só poderá enviar e-mails para quem lhe permitiu antes. Com isso, não é legal que você compre listas de e-mails prontas, pois isso pode acabar com a sua reputação e dificultar o processo de divulgação de sua empresa na Internet.

7. Links patrocinados

O link patrocinado é uma forma paga que tem dado bastante retorno às empresas que a utilizam. O tipo de link patrocinado mais conhecido é o Google AdWords. Os links patrocinados do Google AdWords são aqueles anúncios que aparecem com o fundo amarelo e do lado direito das buscas do Google. Para os links patrocinados do Google AdWords também vale a frase colocada na terceira maneira de divulgar minha empresa na Internet, a de otimização de sites (SEO) que é: a melhor maneira de encontrar o seu consumidor é ser encontrado por ele, pois os anúncios são exibidos conforme a busca do usuário. O Facebook também possui seus links patrocinados e seu grande diferencial é o alto poder de segmentação.

Comentarios
  • Marcelo Guedes
    26/11/2012 08:26
    Recomendo à você empresário que procure um profissional responsável e capacitado... Estamos a disposição www.anb.net.br

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  • Michel Primo
    14/03/2013 16:46
    Umas das formas mais baratas para as PMEs se promoverem é através de assessoria de imprensa, pois foge dos altos custos de publicidade. www.assessoriaimprensa.net

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  • Danilo Alves da Silva
    12/07/2013 10:06
    Muito boa esta reportagem, fica ai a dica para meus amigos que tem empresa ou utiliza nosso serviço de divulgação.

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  • Debora mariano
    03/10/2013 11:51
    gostaria de estar divulgando minha empresa somos uma Assessoria em Segurança do Trabalhowww.tstdias.com.br

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  • rodrigo santos
    11/12/2013 11:18
    bom dia Sra debora tudo bem ?entre em contato conosco www.anwx.com.br 2803-69367823-0632aguardamos contato

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  • Diogo
    20/10/2013 02:43
    Além de tudo o que foi dito é sempre bom utilizar os agregadores de conteúdo, indico o www.anuncieservicos.com.br por ser voltado para empresas e ser grátis.

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  • Alfredo
    23/12/2013 10:59
    A empresa TUNDI ( www.tundi.com.br ) realiza todos estes serviços de divulgação. Incluindo cartão de visitas, criação de logotipos, etc.Recomendo!

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  • Alfredo
    23/12/2013 10:59
    A empresa TUNDI ( www.tundi.com.br ) realiza todos estes serviços de divulgação. Incluindo cartão de visitas, criação de logotipos, etc.Recomendo!

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