Presença Digital » Turbinar vendas da empresa e o relacionamento

A Web revolucionou a abordagem das empresas para promoção, publicidade e operações. Ficou claro que muitos dos métodos convencionais de se fazer negócio não funcionam mais, tendo sido substituídos por formas mais rápidas, mais acessíveis e mais eficientes, graças a Internet. Tudo isso leva à conclusão de que ter um site comercial significa, acima de tudo, melhores oportunidades de negócio, e nenhuma empresa séria pode se dar ao luxo de ignorar as vantagens que um site traz.

Com isso em mente, parece lógico que se você decidir fazer seu próprio site, você deve garantir que ele reflita a visão da sua marca. Depois que você estiver absolutamente certo de que suas páginas foram otimizadas, é hora de focar no lado comercial do site e disponibilizar ofertas especiais online. Ao acrescentar essas promoções, não só você vai encorajar as pessoas a fazer uma compra, mas você quase certamente irá aumentar o número de visitantes do site, assim como seus lucros.

Você deve olhar para ofertas especiais como um poderoso instrumento por meio do qual você pode aumentar suas vendas e melhorar a imagem do seu site. Em seguida, você vai encontrar três boas razões pelas quais você deve regularmente apresentar ofertas exclusivas em seu site de e-Commerce.

1. Você irá atrair clientes novos para o seu nicho

Muitos compradores online estão continuamente à procura de promoções especiais. Esses compradores, como os clientes convencionais, têm a sua própria seleção de nichos em que fazem compras regulares, sempre que descobrem um produto de qualidade com desconto. Mas eles também são, de certa forma, viciados em compras, o que significa que eles não sabem dizer não a uma oferta tentadora, mesmo que seja para algo que eles normalmente não se interessam. Ao oferecer promoções especiais em seu site, você terá mais chances para atrair esse tipo de compradores, e, considerando que há uma abundância deles na Internet, os lucros potenciais que eles podem trazer não devem ser ignorados.

2. Você irá fortalecer o relacionamento com seus clientes fiéis

Manter a fidelidade de clientes antigos hoje em dia é um desafio, pois seja qual for a sua área de atuação, existem muitas alternativas. Mas uma promoção especial em seu site pode te ajudar com isso. Se você se certificar de que seus clientes conhecem a sua loja online, então será quase certo que muitos deles irão visitá-la. Coloque as ofertas especiais disponíveis apenas para os clientes existentes e você vai melhorar a imagem da sua empresa perante eles, mostrando para os mesmos que você está fazendo isso porque você valoriza fazer negócio com eles.

3. Você irá expor novos produtos ou serviços de maneira eficiente

Mais e mais empresas estão começando a permitir que seus clientes adquiram serviços e produtos online diretamente por meio do site. Oferecer promoções especiais em seu site pode ajudar você a fazer com que seus clientes estejam conscientes desses recursos extras. É difícil modificar os hábitos dos consumidores pela Internet, mas ofertas especiais podem induzi-los a finalmente verificar o seu site e aprender mais sobre suas opções. Portanto, lembre-se de introduzir ofertas especiais disponíveis exclusivamente online - isso será bom tanto para a sua marca, como para os seus clientes.

4. Aprenda a pesquisar como um profissional

Somando apenas o número de usuários do Facebook e Twitter no Brasil, temos mais de 40 milhões de pessoas produzindo e postando conteúdo diariamente. Isso significa uma quantidade imensa de textos, fotos, vídeos e outros; por isso mesmo, existe uma grande chance de que as pessoas já estejam falando sobre a sua marca, mesmo que você não saiba disso. O segredo para usar esse conteúdo ao seu favor é ser proativo; usando serviços como o "alertas do Google" ou ferramentas como o "Topsy", é possível monitorar o que estão falando sobre você em tempo real. Usando tais serviços, é possível pesquisar o uso das palavras-chave relativas ao seu negócio, e também monitorar o que os seus concorrentes estão planejando.

5. Organize um concurso online.

Não importa qual seja o prêmio, todo mundo gosta de participar de competições online. É muito fácil criar um concurso simplesmente usando os recursos do Facebook ou Twitter (como upload de fotos ou hashtags). E se você exigir que os participantes "curtam" a sua página ou sigam a sua conta, é uma maneira garantida de aumentar o número de seguidores (e possíveis clientes) da sua marca. E mesmo prêmios simples como uma camiseta ou um desconto especial funcionam muito bem e geram engajamento com os seus seguidores.

6. Respeite as características de cada rede social

Cada rede social possui as suas peculiaridades, como a quantidade de posts diários (4-5 vezes por dia funcionam no Twitter, mas pode ser considerado spam no Facebook), o melhor horário para postar algo (Twitter funciona bem no final de semana, o Facebook não) ou que tipo de conteúdo funciona melhor em cada serviço (fotos são um requisito no Facebook, mas links funcionam melhor no Twitter). Mas o fator mais importante é dar uma personalidade distante para cada rede social; repetir o mesmo conteúdo em todas as suas contas é, com raras exceções, uma má estratégia. Se você postar sempre a mesma coisa em todos os locais, as pessoas não terão nenhum incentivo para segui-lo em mais de uma conta.

7. Seja humano

Ninguém gosta de mensagens automáticas. Seja onde for, gostamos de sentir que estamos lidando com um ser humano, alguém que entende aquilo que buscamos e parece estar lidando apenas com nós individualmente (mesmo que isso seja impossível). E em termos de redes sociais, nada é mais importante (e passa uma boa imagem) do que ser rápido na reposta. Mesmo que você não possa ajudar o seu usuário, seja rápido e honesto na sua reposta - eles irão lhe respeitar por isso.

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