Competitividade » Como crescer com inovação?

Inovação é a ferramenta mais poderosa para crescer. E para garantir a competitividade no mercado, é fundamental que o empreendedor invista em inovação de produtos, serviços, e até nas suas estratégias de gestão.

Segundo o Sebrae, empresas que inovam crescem 20% mais do que as concorrentes. O empreendedor norte-americano Matthew Toren, criador e presidente do site Young Entrepreneur, dá cinco características que um empreendedor inovador deve ter, em post publicado também no blog Saia do Lugar.

Eles reconhecem necessidades: para ser um inovador, você precisa identificar uma necessidade dentro da sua área de negócios e conseguir encontrar uma oportunidade. O termo "necessidade" é amplo. Por isso, cuidado: tenha sempre em mente descobrir o que as pessoas estão procurando e ache uma forma de entregar o que elas desejam.

Eles desenvolvem e refinam uma solução: quando o inovador se dá conta da necessidade de um público, ele precisa trabalhar para descobrir a solução mais criativa e prática. Depois disso, o empreendedor precisa melhorar a solução, mas já se antecipando em futuras inovações.

Eles correm riscos: identificar a necessidade é o primeiro passo. O segundo passo é arriscar a ideia sem ter medo de errar. Os inovadores estão dispostos a se arriscar mais do que os outros empreendedores.

Eles vão mais longe: verdadeiros inovadores sabem que precisam ir além de todo que já foi tentado até hoje. É realmente essencial "levar as coisas para outros níveis", e isso faz parte de correr riscos.

Eles criam significado: grandes inovações chacoalham setores inteiros, e isso vem acompanhado de um significado. Inovadores não são apenas aqueles que criam produtos. Verdadeiros inovadores são aqueles que tentam fazer com que as pessoas e as coisas sejam diferentes.

Pesquisas/Cursos Vídeos

Gestão do processo de inovação
Wendell Carvalho

Como inovar em modelos de negócios

Como inovar em um nicho já existente?

Processo criativo para solução de problemas

Inovação digital: tempos de revolução
Gil Giardelli

Dá pra manter a tradição inovadora ao longo dos anos?

O Desafio de Inovar: Criatividade que realmente conta

O poder da inovação

Inovação: conceitos, gestão e oportunidades de fomento para a indústria
Célio Cabral

A busca por inovação e o empreendedor na nova economia

O que é considerado inovação?

O que é inovação?

Manual de inovação
(MBC - Movimento Brasil Competitivo)

Falsos dilemas nas metas de inovação

Tendências e inovação digital

Workshop de inovação e criatividade

Compartilhar

Os comentários dos internautas e dos blogs de consultores não representam a opinião do site Brasil+Competitivo; a responsabilidade é do autor de cada mensagem enviada