Competitividade » Programas de qualidade e produtividade

Quanto à qualidade: todo processo que não agrega qualidade não desperta satisfação no cliente, pois ele é o fiel da balança de nosso sistema de qualidade.

Para conseguir melhor qualidade é importante:

  • que ao detectar falhas em produtos, processos ou serviços, soluções devem ser prontamente tomadas, principalmente se estiverem afetando diretamente o consumidor;
  • ter planos emergenciais que protejam o cliente, fazem parte de um sistema eficaz de atendimento;
  • padrões e procedimentos propiciam organização aos processos e demonstram os níveis de organização da empresa, acordados por todos, permite que se saiba o que e, como fazer certo na primeira vez;
  • planejar metas desafiadoras, mas possíveis de serem alcançadas;
  • analisar recursos, processos, implicações;
  • integrar todo ambiente (externo/interno) aos resultados esperados, monitorando resultados e relatando progressos; e
  • motivar toda a equipe de trabalho, pois é ela que faz a qualidade.

Quanto à produtividade: diversos fatores podem influenciar a produtividade, como a disponibilidade de recursos, a tecnologia, o ambiente de trabalho, as relações empregado/empregador, o custo dos insumos, os métodos, os equipamentos, etc.

A adequação dos métodos de produção, a redução de ineficiência dos equipamentos, o uso de técnicas mais avançadas como: estudos de tempo e movimentos, layout e movimentação de materiais, são aspectos de grande relevância e contribuem para redução de perdas e, consequentemente, para melhoria da produtividade.

Para conseguir melhor produtividade é importante:

  • desenvolver um ambiente de trabalho harmônico, seja em seu aspecto físico ou no relacionamento com os colegas (ambiente limpo, seguro, arejado, num clima de amizade e confiança);
  • investir na formação básica e na qualificação profissional dos funcionários (cursos de alfabetização, supletivos, de habilidades e atualização tecnológica);
  • valorizar o profissional, afastando-o do medo, da insegurança, propiciando o conhecimento de assuntos de interesse de seu trabalho (palestras, encontros, trabalhos em grupo, feiras); e
  • estabelecer metas e controlar resultados que estejam associados às melhorias das operações (controles de documentos, absenteísmo, atrasos de produção e entrega, desperdícios, redução da ociosidade, paradas de máquinas, etc.).
Pesquisas/Cursos
Vídeos

Cartilha da qualidade e produtividade

Gestão da qualidade

E esse tal de equilíbrio? (workshop)

Gestão por resultados - colhendo ganhos imediatos (workshop)

Apostila sobre qualidade e produtividade

Como aumentar a produtividade da força de vendas

Reflexões sobre a rotina do empreendedor

Como ser um empreendedor mais produtivo

Curso de gestão da qualidade e produtividade

Como melhorar a produtividade e eficiência da sua empresa

Ser multitarefa é eficiente?

Como criar uma equipe produtiva

Gestão da qualidade

A arte da guerra para a produtividade

Gerencie o seu tempo de forma eficaz (workshop)

A excelência como diferencial da sua empresa [workshop)

Compartilhar

Os comentários dos internautas e dos blogs de consultores não representam a opinião do site Brasil+Competitivo; a responsabilidade é do autor de cada mensagem enviada