Educacional » Como investir em ações/Bolsa?

Investir em ações é ficar sócio de uma empresa e ser dono de um pedacinho dela. Os pontos positivos de ser um acionista são:

  • Potencial de boa rentabilidade no longo prazo;
  • Você pode alugar suas ações e ganhar um rendimento extra;
  • Você recebe dividendos periodicamente.

Seis são os passos para investir em ações:

1º Defina um objetivo: aqui a pergunta que você deve se fazer é bem simples: o que vou fazer com o dinheiro investido e quanto tempo tenho para que ele renda? Dê um nome para o seu investimento: "meu apartamento", "meu carro novo", "a viagem que sempre planejei", "minha aposentadoria", "os estudos do meu filho". Você escolhe. Mas é preciso saber por que você está se esforçando. É preciso ter um objetivo para alcançá-lo.

2º Formas de investir: existem diferentes formas de investir na Bolsa: (i) compra direta de ações; (ii) investir em fundos de índices; (iii) investir em clubes de investimento; e (iv) ser cotista de fundos de investimento em ações.

3º Encontre a melhor corretora para você: durante a preparação da sua jornada para se tornar um investidor, a Corretora será como a sua agência de viagens. É ela que o ajudará em cada etapa antes do seu primeiro investimento e estará sempre ao seu lado, fornecendo apoio e conselhos de especialistas durante toda a sua viagem.

4º Abra a sua conta: contratar a sua Corretora é simples. Basta fazer um cadastro (semelhante à abertura de uma conta em um banco) e apresentar alguns documentos: (i) cópia do CPF, RG e comprovante de residência; (ii) preencher a ficha cadastral; e (iii) assinar o termo de adesão e contrato de intermediação.

5º Conheça as taxas: chegou a hora de decidir quanto investir, certo? Não existe um valor mínimo para investir em ações. Acredite, o mercado de ações cabe no bolso de todo o mundo. Mas assim como nos outros tipos de investimento que você faz com o gerente do seu banco, no investimento em ações as corretoras cobram taxas para guardá-las (a taxa de custódia é semelhante à taxa de administração dos fundos de bancos) e, às vezes, pelas movimentações que você faz (taxa de corretagem).

6º Escolha suas ações: você decidiu investir na Bolsa. E agora? Como escolher em quais empresas investir? Abaixo, listamos algumas maneiras.

Pesquisas/Cursos Vídeos

Curso online sobre mercado de ações

Dicas para quem vai começar a investir

Como investir na bolsa

Como investir na bolsa de valores

Como investir na Bolsa em 6 passos

Guarde dinheiro

Erros comuns

Você poderia investir em ações?

Prepare-se para o Mercado de Ações

Por que investir seu dinheiro?

O que são ações?

Fundo de índice

Mercado de ações - como investir?

Clube de investimento

Conheça os riscos de mercado

Jovem, o mercado de ações também é pra você

Mercado de capitais - BM&FBovespa

Como analisar o desempenho financeiro das empresas?

Como Investir em Ações?

Como investir na Bolsa de Valores?

Guia de planejamento financeiro (BM&FBovespa)

Como investir em ações?

Check list para atrair o investidor

Como investir no mercado de ações - Corretoras e Corretagem

Compartilhar

Os comentários dos internautas e dos blogs de consultores não representam a opinião do site Brasil+Competitivo; a responsabilidade é do autor de cada mensagem enviada