Investidores » Ranking de governança

O "IR Global Rankings" (www.irglobalrankings.com) avalia governança corporativa de acordo com a capacidade de uma empresa na criação, manutenção e gestão de valor, equilibrando os interesses dos acionistas. O sistema avalia, também, os procedimentos corporativos e seus impactos junto aos principais stakeholders (consumidores, trabalhadores, comunidades e meio ambiente, fornecedores, acionistas e entidades públicas).

Empresa - Todos os Portes Pontuação/Ranking (2012)
Amil Participações 62,30
Energisa 61,50
OI 60,00
Eternit 57,50
Fibria Celulose 57,00

Critérios:

Conselho e Comitês: um dos propósitos principais da governança corporativa é alinhar os interesses dos acionistas e gestores. Para alcançar esse objetivo, os regulamentos do Conselho de Administração e da Diretoria devem ser cuidadosamente estabelecidos.

Participação Acionária: a concentração/distribuição e o free float total de ações é avaliado em termos de liquidez, concentração de poderes e capacidade de influenciar o preço das ações.

Direitos dos Acionistas: não é incomum para os acionistas controladores terem poderes de decisão que possam ser prejudiciais aos acionistas minoritários. O IR Global Rankings avalia os esforços das empresas em proteger os acionistas minoritários.

Assembleias Gerais: o IR Global Rankings avalia os procedimentos para facilitar o exercício dos direitos dos acionistas relativos a questões como avisos de assembleias extraordinárias, voto por procuração, quórum e requisitos de voto mínimos.

Remuneração: o IR Global Rankings avalia o pacote de remuneração da Diretoria e do Conselho de Administração, assim como a existência de uma política de dividendos adequada, serviços prestados pelos auditores independentes e como transações com partes relacionadas são aprovadas.

Responsabilidade Corporativa e Social: avalia-se a infraestrutura e políticas relacionadas a responsabilidade corporativa e social. Como as decisões são tomadas, mecanismo de auto regulação pelo qual a empresa monitora e garante o seu cumprimento de forma ativa e em alinhamento com a legislação pertinente, os padrões éticos e as normas internacionais.

Compartilhar

Os comentários dos internautas e dos blogs de consultores não representam a opinião do site Brasil+Competitivo; a responsabilidade é do autor de cada mensagem enviada