Investidores » Ranking de comunicação

Fala, jornalista! Uma pesquisa sobre o que pensam os profissionais de redação (Deloitte, 11/2012)

Marcas do mercado mais admirada entre os respondentes (%) Empresa que melhor se comunica com o jornalista (%)
Natura 20% Petrobras 25%
Petrobras 13% Globo 11%
Coca-Cola 11% Comunique-se 11%
Globo 9% Fiat 4%
Nestlé 9% Natura 4%
Apple 6% Rede TV 4%
Boticário 6% Bradesco 3%
Google 6% VALE 3%
VALE 6% Universidades 3%
Nenhuma 17% Não sei/Nenhuma 36%

Metodologia: Realizada de forma on-line, entre os dias 13/08/2012 a 31/08/2012, a pesquisa "Fala, jornalista!" contou com 711 respondentes e se deu a partir das etapas descritas abaixo

Principais Percepções:

  • Meios mais utilizados para obter informações ou fontes para desenvolver entrevistas e pautas: (i) entrevistas por telefone; (ii) releases; e (iii) entrevistas pessoais;
  • Com a internet, tornou-se possível o encaminhamento de informações para a imprensa de forma mais completa, utilizando recursos multimídia, como textos, fotos e vídeos (sem pesar na caixa postal);
  • Informações mais necessárias nas salas de imprensa: (i) releases recentes e com informações atualizadas; (ii) estatísticas e pesquisas; e (iii) arquivo fotográfico;
  • Twitter da empresa e Fan Pages são os mais acessados na busca de suas pautas;
  • Coletiva de imprensa online: (i) facilita a participação do jornalista; (ii) é uma forma ágil e moderna de se comunicar com jornalistas; (iii) é uma perda de tempo, pois as coletivas não me agregam nada; e (iv) é uma forma de democratizar o acesso às informações e ter mais audiência;
  • A atividade da assessoria: a maior parte dos produtores e pauteiros, profissionais que mais recebem sugestões de pauta na redação, acredita que a assessoria ajuda o jornalista quando facilita a interação com as fontes;
  • O enxugamento das redações, juntamente com o fortalecimento de áreas de comunicação dentro de empresas e a diversificação de serviços nas agências do setor, são fatores que contribuem para que mais jornalistas estejam deixando as redações dos veículos; e
  • Atributos mais importantes em uma empresa: (i) transparência; (ii) boa gestão do seu capital humano (funcionários); e (iii) qualidade da prestação de serviços.

Compartilhar

Os comentários dos internautas e dos blogs de consultores não representam a opinião do site Brasil+Competitivo; a responsabilidade é do autor de cada mensagem enviada