Investir em ações é ficar sócio de uma empresa e ser dono de um pedacinho dela. Os pontos positivos de ser um acionista são:
Seis são os passos para investir em ações:
1º Defina um objetivo: aqui a pergunta que você deve se fazer é bem simples: o que vou fazer com o dinheiro investido e quanto tempo tenho para que ele renda? Dê um nome para o seu investimento: "meu apartamento", "meu carro novo", "a viagem que sempre planejei", "minha aposentadoria", "os estudos do meu filho". Você escolhe. Mas é preciso saber por que você está se esforçando. É preciso ter um objetivo para alcançá-lo.
2º Formas de investir: existem diferentes formas de investir na Bolsa: (i) compra direta de ações; (ii) investir em fundos de índices; (iii) investir em clubes de investimento; e (iv) ser cotista de fundos de investimento em ações.
3º Encontre a melhor corretora para você: durante a preparação da sua jornada para se tornar um investidor, a Corretora será como a sua agência de viagens. É ela que o ajudará em cada etapa antes do seu primeiro investimento e estará sempre ao seu lado, fornecendo apoio e conselhos de especialistas durante toda a sua viagem.
4º Abra a sua conta: contratar a sua Corretora é simples. Basta fazer um cadastro (semelhante à abertura de uma conta em um banco) e apresentar alguns documentos: (i) cópia do CPF, RG e comprovante de residência; (ii) preencher a ficha cadastral; e (iii) assinar o termo de adesão e contrato de intermediação.
5º Conheça as taxas: chegou a hora de decidir quanto investir, certo? Não existe um valor mínimo para investir em ações. Acredite, o mercado de ações cabe no bolso de todo o mundo. Mas assim como nos outros tipos de investimento que você faz com o gerente do seu banco, no investimento em ações as corretoras cobram taxas para guardá-las (a taxa de custódia é semelhante à taxa de administração dos fundos de bancos) e, às vezes, pelas movimentações que você faz (taxa de corretagem).
6º Escolha suas ações: você decidiu investir na Bolsa. E agora? Como escolher em quais empresas investir? Abaixo, listamos algumas maneiras.
Os comentários dos internautas e dos blogs de consultores não representam a opinião do site Brasil+Competitivo; a responsabilidade é do autor de cada mensagem enviada
Startups e empreendedorismo
Como conseguir um mentor para sua startup
Competitividade em rede
Faça o teste para avaliar a satisfação da rede de franquias
Governança corporativa
Liminar contra o Formulário de Referência é desmascarada
Programa de Aceleração do Crescimento para PMEs.
Como abrir o capital de sua empresa no Brasil (IPO)?
(Really Simple Syndication - Acesso Fácil a Notícias) é um formato de distribuição de informações pela Internet, como por exemplo as Notícias e Comunicados da PAC-PME. Ao usar o RSS, você fica sabendo imediatamente quando uma informação do seu interesse é publicada.
Para receber as informações divulgadas pela PAC-PME RI é preciso ter um leitor de RSS. Há vários leitores, gratuitos e não gratuitos, disponíveis na Internet. Indicamos o leitor FeedReader (www.feedreader.com) que é gratuito.
Como adicionar o RSS da PAC-PME?
Basta copiar o endereço abaixo e adicioná-lo em seu leitor.
http://www.mzweb.com.br/pacpme/web/arquivos/rss/pacpme_pti_rss.xml