Educacional » Notícias do PAC-PME

Marketing on-line à espera da pequena e média empresa

PE Desenvolvimento - 15/2/2013

Com investimento da Mountain, startup OndaLocal oferece plataforma para colocar as PMEs na internet.

Cerca de 95% dos investimentos das empresas brasileiras em marketing e publicidade são focados em mídias off-line e apenas 5% em publicidade on-line, segundo dados de 2012 do Projeto Inter-Meios.

A divisão dos recursos vai na contramão dos hábitos dos consumidores brasileiros já que, segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 65% dos consumidores buscam na internet informações sobre produtos e serviços.

Dados como esses revelam uma tendência que os empresários começam a se dar conta: para pequenas e médias empresas, com verba limitada para o marketing, investir na web pode ser uma alternativa atraente e de menor custos.

Atenta a esse cenário, a startup brasileira OndaLocal desenvolveu uma solução 100% voltada para ajudar pequenas e médias empresas a conquistar novos clientes através de campanhas de marketing na internet. O foco da OndaLocal são principalmente as pequenas e médias empresas que, em 2012, gastaram aproximadamente R$ 15 bilhões em marketing.

"Nossa proposta é uma solução completa a preço acessível, totalmente gerenciada por nós, para que nossos clientes possam focar na expansão e crescimento de seus negócios", diz o CEO da OndaLocal, Simon Croisetiere.

Entre os produtos oferecidos estão a criação de websites, campanhas de anúncios no Google e no Facebook, criação de perfis em redes sociais, otimização mobile, além de cadastro em buscadores, classificados e mapas.

Os pacotes de serviços são adaptados às necessidades de diferentes empresas. "Colocamos nosso cliente em todos os lugares em que os clientes potenciais dele possam encontrá-lo", enfatiza.

O monitoramento dos resultados é transparente. O relatório das campanhas pode ser acompanhado em tempo real e mostra os cliques convertidos em contatos nos diferentes canais.

Além disso, um grande diferencial do serviço é que os e-mails e as ligações recebidos das campanhas são registrados e repassados para que o cliente possa medir seu retorno e retornar chamadas perdidas.

A projeção da OndaLocal é atender, até o final de 2013, 1,5 mil PMEs. "Quando uma empresa contrata uma agência, tem um custo muito alto para ter um bom retorno. Se faz publicidade on-line por conta própria, investe pouco, mas também tem baixo retorno. Através da nossa plataforma, oferecemos um serviço de baixo investimento e alto retorno", explicou Simon.

Segundo levantamento da OndaLocal, dependendo da área de atuação da empresa, o retorno pode chegar a até 10 vezes o valor de cada real investido.

A startup conta com investimento da Mountain do Brasil e de três investidores anjo, e tem parceria com a empresa alemã RegioHelden, especializada em marketing local, e com as brasileiras Apontador, maior site nacional de anúncios locais, e Site PX, voltada para a construção de websites.

Fonte http://pedesenvolvimento.com/2013/02/15/marketing-on-line-a-espera-da-pequena-e-media-empresa/